De segunda para terça-feira, dias 12 e 13 de agosto, uma grande queimada de vegetação se tornou incontrolável na bacia do córrego Santo Antônio, manancial que abastece a cidade de Iporá e onde as questões ambientais são mais sensíveis, com necessidade de revegetação de mata ciliar. São produtores rurais da região, na parte norte do município de Iporá, que deram a informação ao OG, em ocasião quando contabilizavam os prejuízos nas pastagens, que são o alimento natural do gado.
Segundo a informação, a queimada teve início quando um caminhão da empresa Equatorial, enquanto fazia manutenção de rede, explodiu, provocando o fogo na pastagem ressequida. A partir de então, se tornou incontrolável, mesmo com atuação do Corpo de Bombeiros, de produtores rurais, funcionários da Equatorial e uma atuação muito prestativa da empresa Vale Rio, que planta soja em fazendas da região e cujos seus servidores atuaram no combate à queimada.
Durante o dia de segunda-feira, 12, o fogo vinha sendo melhor combatido, mas com o anoitecer a situação ficou totalmente incontrolável, com queimadas que assolaram várias fazendas e até risco de destruir casas sedes de propriedades rurais.
Segundo os produtores, chegou ao ponto dos bombeiros seguirem adiante do fogo, alertando moradores para abandonarem casas.
A queimada seguiu em diferentes direções: rumo à fazenda Buriti, na direção do povoado de Jacinópolis e rumo à cidade, sendo esta contida em tempo.
Enquanto o fogo avançava, produtores tiveram que abrir cercas e soltar gado para que não morresse.
Depois de tantos prejuízos ambientais e materiais, não se sabe como a Equatorial vai reagir diante de tudo isso, tendo em vista que tudo isso foi a partir de uma explosão em caminhão da empresa, que gerou o fogo que foi à pastagem ressequida.
Nota da Equatorial
A Equatorial Goiás ressalta que o fornecimento do serviço aos clientes afetados pelo incêndio hoje próximo de Jacinópolis foi normalizado às 18h35min desta segunda-feira. O incidente foi causado após um cabo se romper durante trabalho de manutenção da rede elétrica em linha viva (quando não é necessário desligar a energia).
As chamas danificaram o caminhão de uma empresa parceira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve o fogo. Nenhum colaborador se feriu.
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás