A Escola Municipal Cirandinha, de Arenópolis, realizou na última quinta-feira, 02, uma programação diferenciada com os alunos do Pré-escolar I e II da Educação Infantil, com o inicio dos trabalhos de implantação do projeto “Exercício e Diversão Faz Bem ao Coração” . Os alunos tiveram a oportunidade de participar experimentalmente de um importante processo educacional, em plena interação social e comunitária, ao realizar o plantio de mudas nativas na APP -área de preservação permanente- do Córrego Areia e no entorno de uma nova praça, criada especialmente neste Projeto. Com as orientações do gerente ambiental das usinas hidrelétricas – PCHs Tamboril- professor Elias Centofante, cada aluno participante pode plantar várias mudas produzidas nos viveiros das PCHs (pequenas centrais hidrelétricas).
Esta é uma iniciativa da Secretária de Educação do Município, Prof. Maria Aparecida dos Santos Dantas (Tida), que conta também com o apoio da Prefeitura Municipal, ao ceder uma área abandonada do perímetro urbano que servia de depósito de resíduos e, agora, está sendo transformada em um aprazível local de lazer para a comunidade.
Primeiramente, foram implantadas as estruturas básicas, como parte de aterros e drenagens e, por fim, o plantio de mudas executado pelos próprios alunos da escola, além da implantação de canteiros com espécies ornamentais e medicinais, pista para caminhada, balanços…
Outro ponto valioso do Projeto é a difusão do conceito da sustentabilidade, visto que os materiais utilizados são, na sua maioria, oriundos de reaproveitamento, como pneus usados, resto de construção e sobra de madeira, o que certamente será importante para o aprendizado e conceito dos alunos.
Tais ações fazem parte dos Programas Ambientais das PCHsRênic e Tamboril, que entendem a relevância do seu papel social e procuram desenvolver melhorias, junto às comunidades regionais, notadamente as escolares, onde ela está sempre presente. É uma política de apoio aos cidadãos e representa, por ações e palestras realizadas, um dos canais para a formulação de soluções aos problemas enfrentados por todos.
Os empreendedores destas PCHs, que tem como presidente o Geólogo Sevan Naves, localizadas no Rio Bonito, na divisa de Arenópolis e Palestina de Goiás, estimulam, no oeste goiano, o intenso envolvimento social, além de saber que tais empreendimentos geram renda, empregos e desenvolvimento regional, ao transformar uma latente riqueza primária em um bem primário à disposição da sociedade, com plena preservação ambiental.