Esta quarta-feira, 24, dia que tem desfile de animais para abrir oficialmente o 16º Encontro Nacional de Muladeiros é com uma intervenção maior do Ministério Público (MP) e da Polícia Militar (PM) para que a ordem pública seja garantida, tornando-se o evento como algo realmente de lazer e sem possibilidade de transtornos.
A reportagem do Oeste Goiano falou com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Ten Cel Wagner Gonçalves da Cunha, que nos disse que dessa vez as autoridades estão mais zelosas para que o desfile seja tranquilo e com a ordem pública garantida. Nesse sentido, informou ele que, o Ministério Público da Comarca de Iporá, através do promotor Sebastião Domingues Vargas Neto, da Segunda Promotoria, baixou a Recomendação endereçada em ofício para a Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), Prefeitura Municipal de Iporá e Polícia Militar,
O promotor fez as recomendações que julgam importantes para que o desfile de animais pelas ruas de Iporá, sempre um evento envolvente com mais de mil participantes, possa ocorrer sem incidentes. Sua recomendação leva em conta várias questões como, por exemplo, número de decibéis compatíveis com a boa saúde auditiva e pela forma que não cause perturbação ao sossego público. O comandante do 12º BPM, Ten Cel Wagner Cunha, afirma que a preocupação se dá devido também as últimas edições do desfile, quando flagrou-se obstrução da via pública e algumas pessoas que se utilizaram de caminhões em movimento para se exibir.
Nesse sentido, determina que as partes envolvidas no desfile atuem com o poder de polícia para impedir que não haja atitudes em transgressão a paz social. Para a PM foi solicitado que haja policiamento preventivo e ostensivo, como instrumento de segurança pública, principalmente em pontos de maior aglomeração e de incidência de som automotivo com mais intensidade em poluição sonora. É recomendado que haja punição nestes pontos de aglomeração com mais uso de bebidas alcoólicas ou de substâncias entorpecentes. A Promotoria recomenda punições aos transgressores, com apreensão de instrumentos e produtos das infrações penais.
Diante disso, as partes envolvidas no evento estão manifestando intenção em cumprimento para que o desfile a sair do Parque Agropecuário, no início da tarde, seja pacífico entre iporaenses e entre os muitos visitantes, vindos de várias partes do Brasil, e que já estão na cidade para o grande evento.