Até o mês de agosto, quando vai exaurir o prazo para realização das convenções, os prefeitáveis tentarão viabilizar seus nomes para a disputa ao Palácio Araguaia. Há aproximadamente sete meses das eleições municipais, que acontecem dia 2 de outubro, e nas quais os eleitores decidirão o prefeito para a gestão 2017/2020, surgem vários nomes de pré-candidatos à cadeira do executivo aragarcense.
Nas eleições majoritárias (Prefeitura), alguns nomes circulam pelos bastidores políticos. Além da provável candidatura do atual prefeito Aurélio Mendes à reeleição pelo PSDB poderão estar na disputa a vereadora e enfermeira Bruna Jackeline (PT), o empresário Everaldo Santolin (PSC), o ex-prefeito José Elias (PHS), o empresário Idemir Gustavo (PP), o empresário Adevailton Nogueira (PSDC), o odontólogo Dr. Arthur Albuquerque (PTN), o ex-vereador Emerson Leão (PPS), o vice-prefeito Léo Leão (PMDB) e o vereador Osmar Resende (REDE). Outros nomes surgem como especulações partidárias.
UM LAMPEJO DOS PERFIS
Os pré-candidatos a prefeito reúnem alguns fatores positivos nas suas candidaturas. Sobre a pré-candidata, enfermeira e edil Bruna Jackeline (PT), um aspecto de caráter prático é o fato de ter sido candidata a vereadora e eleita nas eleições de 2012. É tido como boa pessoa e o ex-prefeito Marcão aposta suas fichas nela.
Em relação ao empresário Everaldo Santolin (PSC), que atua no setor de hotelaria e eventos em Aragarças tem também relevantes serviços prestados em várias campanhas eleitorais como marqueteiro. Afirmou para nossa reportagem que se sente em bom momento político.
Em relação ao pré-candidato e ex-prefeito José Elias (PHS), sua projetada popularidade, lhe favorece. Há quem afirme que juridicamente estaria impedido. Se não puder, pode apresentar sua esposa como alternativa. Mara Nei, que é advogada.
O pré-candidato Idemir Gustavo (PP) entre os demais candidatos é o que reside a menos tempo na cidade, mais têm a experiência de administrador na iniciativa privada na área de cosméticos e transito livre nos bastidores da política goiana.
Já o pré-candidato e empresário no ramo de esquadrilhas metálicas Adevailton Nogueira (PSDC) trás na bagagem a benignidade de parte da comunidade evangélica da cidade.
Arthur Albuquerque é pré-candidato pelo PTN considerado um excelente profissional da saúde bucal e participante atuante em um clube de serviço no município.
No caso do ex-vereador Emerson Leão (PPS), o vice-prefeito Léo Leão (PMDB) e vereador Osmar Resende (REDE) são pontos positivos o fato de pertencerem à tradicional e conceituada família Leão de Aragarças.
Finalizando, temos o prefeito Aurélio Mendes (PSDB), a força natural da máquina administrativa é aspecto favorável, enquanto alguns problemas pontuais como buracos e escuridão das ruas, a deficiências na saúde, além de sua participação no episodio da Operação Tarja Preta, ainda comprometem a avaliação de seu governo por parte da população aragarcense.
Acredita-se que, ao final, haverá em Aragarças entre 3 a 4 candidaturas a prefeito. Essas conversas devem gerar muitos nomes para candidaturas a prefeito e vice-prefeito. Essa eleição terá um cenário diferente, promete ser uma eleição confusa, se tornou um verdadeiro ‘balaio de gato’. O calendário está mais apertado e os nomes começam a aparecer desde agora. Se o nome não for conhecido, será ‘engolido’, é preciso ter musculatura, opinou Claudio Vieira ativista e observador político em Aragarças.