Atualmente as escolas, sejam particulares, estaduais e ou municipais, enfrentam dificuldades para cumprir a sua missão de educar. Pais e professores acreditam e esperam que os alunos tenham a segurança necessária para estudar. Vários são os obstáculos para impedir ou atrapalhar as atividades escolares promovidas pelas escolas estaduais e municipais, como a falta de compromisso e vontade de estudar, as necessidades (pobreza) que afetam determinadas classes, os assédios de traficantes e colegas usuários de drogas.
Em Iporá, foi criada uma Patrulha Escolar, com a finalidade de realizar visitas e zelar da segurança dos alunos nas proximidades e nas dependências das escolas. A equipe composta pela patrulha realiza o serviço em horário de aula e, amplia as suas funções. A equipe promove a sensação de segurança nas proximidades das escolas. Identifica os alunos em dificuldades e ou com problemas de disciplina e ou com envolvimento em drogas e, faz o devido acompanhamento, chegando ao ponto de realizarem reuniões envolvendo os familiares e conselhos tutelares, no intuito de buscar soluções.
Os acompanhamentos de alunos descompromissados e com problemas já renderam bons frutos. Em depoimento o sargento Ribeiro e soldado Fábia, responsáveis pela Patrulha Escolar, declaram que já presentearam alunos que melhoraram de notas, com bolas, roupas e bicicletas. Familiares e professores ressaltam a importância da Patrulha Escolar na cidade. Alguns professores ressaltaram que é impossível ver a escola sem a presença da Polícia Militar.
O importante é que as escolas de Iporá estão em boas mãos, do sargento Ribeiro e soldado Fábia, componentes da Patrulha Militar Escolar. São incansáveis profissionais que acreditam na juventude. Que a oportunidade dada é sempre um bom caminho, para um recomeço. Parabéns aos militares. Honra a gloriosa PMGO, em especial ao Comando do 7º CRPM, com sede em Iporá.