Espaço para congratulações ao Hyago Ernane Gonçalves Squiave. Sim. Esse é um jovem professor, vindo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Iporá. Ele escreveu e publicou RIO CLARO: A NATUREZA QUE REÚNE O ESPAÇO MINEIRO DO SÉCULO XVIII À FORMAÇÃO TERRITORIAL DE ISRAELÂNDIA – GO.
Acabo de ler o livro que ganhei do próprio autor. Essa obra ele desenvolveu com orientação de seu professor Dimas Moraes Peixinho. Mais uma obra de autor da terra e foram para mim momentos agradáveis de leitura, já que gostamos realmente de ver abordagens sobre esta nossa região.
Valeu, Hyago! Sua reflexão é muito válida, feita com solidez, recorrendo a fontes confiáveis e de renome. Abordar sobre Israelândia é como falar de uma terra mãe de Iporá, tendo em vista o Comércio Velho, o qual não pode ser ignorado ao contar sobre o surgimento da maior cidade da região.
Foi interessante nas páginas deste livro perceber como um geógrafo se fez historiador para entender esta terra, em seus aspectos físicos e econômicos. De fato, Hyago, para essa nossa região ser o que é, hoje, com essa vocação agropecuária, teve antes toda uma epopeia, na qual a mineração fez o alicerce da história.
O livro nos ajuda a entender essa região. Parabéns, Hyago. E parabéns aos que lhe deram condições de fazer esse livro vir a público. Uma destas sei que é a Miriã Dantas. Parabéns, Miriã, pela sensibilidade que vai de encontro ao seu apoio a cultura.
Tomara que da UEG surjam outros talentos como o Hyago. Esse já é, embora jovem, um fruto maduro vindo daquela universidade. É atualmente um professor e com certeza fará da carreira uma semeadura de bons conhecimentos em favor de nossa gente regional.