Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Autismo: Entender para incluir

Texto de Ivane Assunção
É fundamental entender para que promova alteração de hábitos e atitudes entre os pares, e até mesmo da família do que é o espectro autista. Isso ajuda a minimizar estigmas e preconceitos, além de criar um ambiente afável para todos.

O autismo na sociedade e na escola é um tema importante e relevante para discutir, pois a inclusão dos autistas é essencial para garantir uma educação de qualidade e igualdade de oportunidades. É notório em nossa cidade o aumento de diagnóstico do espectro, e para acolhe-los, primeiro precisamos entender quem é o autista, depois entender o Autismo como um espectro.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa percebe, interage e se comunica com o mundo ao seu redor, ele possui inteligência múltipla, mas nem sempre consegue se expressar. O autismo é um espectro, o que significa que existem disparidade de níveis de funcionamento e uma ampla multiplicidade de características associadas a ele, é por isso que não existe autista “igual”. E não se pode diagnostica-los por se “parecer com um autista conhecido”.

O autista sofre alteração sensorial, ocasionando desnível sensitivos, caracterizado por desenvolvimento atípico, o que significa que o ambiente precisa ser aprimorado respeitando suas sensibilidades e limites. isso não se pode rotular que este ou aquele não aprende, ou é agressivo, ou não tem as mesmas estereotipias, etc. É importante ressaltar que os níveis são usados como guias gerais e que cada pessoa no espectro autista é única, com suas disposições combinadas de habilidades e desafios.

O autista sofre alteração sensorial, ocasionando desnível sensitivos, caracterizado por desenvolvimento atípico, o que significa que o ambiente precisa ser aprimorado respeitando suas sensibilidades e limites. Existem alguns sinais comuns que podem indicar a possibilidade de autismo, incluindo: Atraso ou ausência de fala; Dificuldade em fazer contato visual ou manter o contato visual; Dificuldade em compreender o significado de gestos e expressões faciais; Resistência ao contato físico ou abraços; Comportamentos repetitivos ou estereotipados, como bater as mãos ou balançar o corpo; Interesses restritos e intensos em determinados assuntos ou atividades;
Dificuldade em brincar com outras crianças.

O Autista é um espectro, não uma deficiência ou uma doença.

Ivane Assunção é Pedagoga e Teóloga. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, ABA- Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Análise e Interpretação do Desenho Infantil e Gestão Escolar. Capelã Eclesiástica. Coordenadora do CREAS e CEAM e Presidente do Conselho da Mulher. Contato: @ivane_neuropsicopedagoga / 064984314534 / Galeria Goiás / Av. Goiás, 175 – St. Central, Iporá – GO

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-11-19-at-17.42
Obra no alto do Morro precisa levar em conta impactos ambientais
WhatsApp-Image-2024-10-22-at-19.49
O monopólio da esperança como perpetuação da miséria
WhatsApp-Image-2024-10-18-at-06.05
A gestão pública em Iporá e suas expectativas
joao-paulo-da-silva-silveira
Historiador com lembranças do Padre Wiro: Boletim Comunitário
WhatsApp-Image-2024-09-02-at-14.45
A falsa briga entre Morais e Musk
WhatsApp-Image-2024-11-19-at-17.42
Obra no alto do Morro precisa levar em conta impactos ambientais
WhatsApp-Image-2024-10-22-at-19.49
O monopólio da esperança como perpetuação da miséria
WhatsApp-Image-2024-10-18-at-06.05
A gestão pública em Iporá e suas expectativas
joao-paulo-da-silva-silveira
Historiador com lembranças do Padre Wiro: Boletim Comunitário
WhatsApp-Image-2024-09-02-at-14.45
A falsa briga entre Morais e Musk