Opinião

Tempo de ipês roxos floridos em ruas de Iporá a saudar nosso povo!!!

Valdeci Marques
19/07/2021


Quanta beleza! O julho mais uma vez traz a floração dos ipês roxos! Temos vários nas ruas de Iporá. O momento é de êxtase a contemplar a beleza da floração presente neste momento! 

 

Olhai os ipês roxos! E quem tem sensibilidade para a beleza, claro que já percebeu, claro que já viu. Claro que já apreciou! Claro que já viveu este êxtase!

 

Temos deles na Avenida Minas Gerais, Avenida Permanbuco, alguns na proximidade da Feira Coberta, alguns nos arredores do Lago Pôr-do-Sol, alguns no centro e, do centro da cidade, quem tiver uma visão aberta para o Bairro Mato Grosso, vai ver alguns com a destacada e bela cor dos ipês roxos em ruas e avenidas daquele bairro. Ah! A Avenida Ademar Ferrugem tem uns quatro pês gigantes, todos floridos! 

 

Ao contemplar a beleza dos ipês roxos, nossa atenção se volta para o aspecto visual da cidade de Iporá. Anos passam, prefeitos se sucedem e a cidade, infelizmente, não tem aquele zelo primoroso em suas vias públicas. Ainda se vê muito lixo nas ruas, até restos de construções. Uma pena!

 

O consolo de momento é contemplar os ipês roxos. Olhai. Contemplai. Ipê-roxo (Handroanthus impetiginosus é uma árvore da América do Sul, conhecida pela utilização medicinal e como madeira de lei. Tem outros nomes: piúva, pau-d'arco, pau-d'arco-roxo, piúna, ipê-roxo-de-bola, ipê-una, ipê-roxo-grande, ipê-de-minas, piúna-roxa.

 

É originário da Mata Atlântica brasileira, encontrada tanto na floresta pluvial atlântica como na semidecidual. Mas temos deles aqui no cerrado goiano. É nativo também no Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Parabéns para quem, um dia, teve a ideia de plantar ipês roxos em ilhas das avenidas de Iporá. Podia ter plantado mais. Mas valeu. Vamos contemplar estas árvores em seu curto período de floração. 

Valdeci Marques

Valdeci Marques é escritor e diretor do jornal Oeste Goiano. A foto que ilustra este artigo é de ipê na Avenida Pernambuco, proximidades da Escola Joaquim Berto, centro de Iporá.

Mais Opiniões
O que achou desse Artigo?
6 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano ou Facebook para comentar.

    Botão do Facebook
    Faça aqui o seu cadastro!