Dalmi Alcântara, que é de Jaupaci, viveu infância humilde em Iporá, passou por seminário católico e depois se tornou professor e doutor em educação, lançou na sexta-feira, 21, no auditório do Campus Iporá do IF Goiano, o livro “Ética e Profissionalização Docente”.
O livro de 112 páginas, impresso pela Editora Kelps, não é o primeiro do autor. Já tem publicados outros trabalhos, sempre na linha de educação, filosofia, ética, gestão e religião. O lançamento aconteceu na Agrotecnoeste, com mesa redonda sobre Formação de Professores. O livro está sendo vendido por 15 reais.
Sobre o livro prefaciado por Vanilde Alves Peres, é dito que tem conteúdo que significa um alerta para os professores. Quem apresenta a obra afirma que esta é de grande valia em uma época de grandes reveses políticos, sociais e no campo educacional. Dalmi Alcântara aprofundou uma análise da obra de Paulo Freire e foi além, realçando o papel de cada um no seu próprio crescimento e no fortalecimento da tessitura do interesse coletivo.
Com “Ética e Profissionalização Docente” Dalmi Alcântara tem mais um livro de reflexão a credenciá-lo para suas palestras proferidas em diversas cidades brasileiras. Além de profissional da educação, é palestrante que está na estrada. Em Iporá, no IF Goiano, é coordenador pedagógico. Em Rio Verde, na Unirv, é professor do curso de Pedagogia.